Leituras Recomendadas

Standing on the shoulders of giants

“A qualidade dos resultados criados por um sistema
é uma função da conscientização a partir
da qual as pessoas do sistema operam.”

Prof. Otto Scharmer, MIT Senior Lecture

Liderar a partir do futuro que emerge: a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico.

Otto Scharmer e Katrin Kaufer.

Entramos na Era da Desestabilização. Colapso financeiro, mudanças climáticas, exaustão de recursos e um abismo cada vez maior entre ricos e pobres são apenas alguns dos sinais. Neste livro, Otto Scharmer e Katrin Kaufer perguntam: por que criamos coletivamente resultados que ninguém quer? Resolver os desafios deste século requer a atualização do nosso sistema operacional e da nossa lógica econômica, desde um egossistema obsoleto totalmente focado no próprio bem-estar até a conscientização ecossistêmica que enfatiza o bem-estar do todo. Repleto de exemplos reais, este instigante guia apresenta práticas comprovadas para construir uma nova economia mais adaptável, intencional, inclusiva e consciente.

Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios.

John Mackey e Raj Sisodia.

O que empresas como Google, Southwest Airlines, Whole Foods Market, Patagonia, e UPS tem em comum? Todas elas incorporam em sua gestão alguns aspectos construtivos e promissores do capitalismo, atuando de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, a comunidade e o meio ambiente.

Criadores do movimento do Capitalismo Consciente, John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley, explicam como algumas empresas aplicam os princípios deste movimento inovador na construção de estruturas sólidas e lucrativas.

Dual Transformation: How To Reposition Today`s Business While Creating the Future.

Anthony, Gilbert e Johnson.

Os autores propõem uma abordagem prática para um dos maiores desafios que os líderes enfrentam hoje: transformar seu negócio diante de uma interrupção iminente, com a estrutura central de dupla transformação:

 

  • Transformação A : Reposicionando o negócio de hoje para maximizar sua resiliência, como a forma como a Adobe mudou corajosamente da venda de software embalado para o fornecimento de software como um serviço.
  • Transformação B : Criando um novo mecanismo de crescimento, como a forma como a Amazon se tornou o maior fornecedor mundial de serviços de computação em nuvem.
  • Capabilidades: Desenvolvimento de novas habilidades responsáveis por reformular paradigmas e permitir a construção do novo posicionamento de negócio.

“Trabalhar duro por algo que não nos importamos se chama stress;
trabalhar duro por algo que nós amamos se chama paixão.”

Simon Sinek

O Novo Paradigma da Liderança: lidere a si mesmo, lidere os outros, lidere uma organização, lidere uma sociedade.

Richard Barrett.

Barrett traz o modelo dos sete níveis de consciência, levemente adaptado do modelo de Maslow para mostrar que cada líder está situado em um degrau da pirâmide, liderando de acordo com os valores que considera primordiais. Enquanto alguns se preocupam mais com os relacionamentos interpessoais, outros priorizam a vitória acima de qualquer custo. Somente ao atingir os sete níveis, o líder estará apto para liderar de forma plena, visando, não apenas ao sucesso da empresa, mas o bem estar de todos os colaboradores e, por conseguinte, da sociedade. Donald Trump, Jack Welch, Stephen Covey, entre outros, são alguns dos líderes citados como exemplo e que tiveram seus manuais de liderança publicados. Como consequência, os leitores tendem a se inclinar aos moldes daqueles líderes com os quais mais se identificam.

The Positive Organization: Breaking Free from conventional Cultures, Constraints and Beliefs.

Robert Quinn

Muitas empresas estão desperdiçando o potencial humano que possuem na organização. Robert Quinn mostra como desafiar as convenções e criar organizações onde as pessoas se sentem totalmente engajados e continuamente recompensados, onde é possível florescer e superar as expectativas individualmente e coletivamente.

O ponto chave é que os líderes estão seguindo um mapa mental negativo, que insiste que as organizações devem ser rígidas, hierárquicas de cima para baixo e que as pessoas são movidas essencialmente por auto-interesse e medo. Mas acontece que os líderes podem adotar um mapa mental diferente, um onde as organizações são redes de fluídos, com relações evolutivas e onde as pessoas são motivadas por um desejo de crescer, aprender e servir a um objetivo maior.

Gestão de Projetos: uma jornada empreendedora da prática à teoria.

Bremer, Carrasco, Gerolamo e Carpes.

Um livro baseado em fatos reais que integra a prática com a teoria de gerenciamento de projetos. É uma obra que busca incentivar consultores e outros profissionais a desenvolver suas competências relacionadas à prática do gerenciamento de projetos.

O leitor perceberá que o objetivo da obra é realçar o uso desse conhecimento com base na aplicação prática dos conceitos. São abordados, também, aspectos do comportamento humano que influenciam os processos de mudança críticos para se alcançar melhorias significativas nos projetos de evolução ou transformação organizacional. Os leitores poderão associar as histórias presentes no livro com suas próprias experiências e terão facilidade para contextualizar seus cotidianos embasados por aspectos conceituais.

Copyright 2017  | Trustin – Culture That Drives Performance.
São Paulo | São Carlos | Rio de Janeiro